I REUNIÃO NORTE DE

BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

Região Norte

 

A Região Norte é a maior das cinco regiões do Brasil definidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969, com uma área de 3 869 637 km²,3 cobrindo 45,27% do território nacional,4 sendo superior à área da Índia e pouco inferior à União Europeia. Sua população, de acordo com o IBGE, era de 16,3 milhões de habitantes em 2012, equivalente à população do Chile, e seu IDH médio, próximo ao da Venezuela, país com qual faz fronteira ao norte. Em comparação com as outras regiões brasileiras, tem o segundo menor IDH (em 2005) e o menor PIB (em 2010). (WIKPÉDIA)

Comissão Brasileira
de Bibliotecas Universitárias

 

A CBBU tem como principal missão promover a formulação de políticas públicas em áreas de interesse, para incentivar a cooperação, o compartilhamento de serviços e produtos, a realização de projetos e pesquisas, a elaboração e editoração de documentos técnico-científicos, a organização de eventos, visando à consolidação da educação continuada e à representação das Bibliotecas Universitárias junto a órgãos governamentais e a comunidade cientifica brasileira

UFAM

 

Os mais de 100 anos de implantação do ensino superior no Amazonas é comemorado  em  17 de janeiro. Foi nessa data, em 1909, que surgiu a primeira Instituição de ensino superior do país,  a  Escola  Universitária  Livre  de Manáos, criada por inspiração  do tenente-coronel do Clube da Guarda Nacional do Amazonas, Joaquim Eulálio Gomes da Silva Chaves. Em sessão de 12 de fevereiro de 1909, o Conselho Constituinte  elegeu  Eulálio Chaves  para promover o reconhecimento oficial da Escola e cuidar  da  publicação de seus Estatutos. A Lei nº. 601, de  8 de outubro de 1909, considerou válidos os títulos expedidos pela  Escola Universitária.

SISTEBIB

 

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas, evolução natural da reunião das bibliotecas existentes na instituição, se configurou do modo como existe hoje, a partr de 1984 e atualmente congrega treze bibliotecas sendo oito instaladas em Manaus e cinco no interior do Estado do Amazonas.

Ao completar seus 40 anos, o Sistema passa por um amplo processo de reconfiguração de modo  a compor práticas mais efetivas para uma atuação dinamica e interrelacionada com o ensino, a pesquisa e a extensão que ocorrem na UFAM.

Pautada sob a ótica de promover a aproximação entre os atores que atuam no ambiente da biblioteca universitária, a Reunião Norte elegeu como temática deste evento o acervo em suporte eletrônico, tendo em vista que esta demanda contemporânea apresenta uma grande variedade de questões que precisam ser discutidas em função da diversidade dos modelos de produção do conhecimento na atualidade.

 

A questão da disponibilização da produção cientifica do ambiente acadêmico, gerenciado pelo papel contemporâneo atribuído as bibliotecas universitárias, é pauta do pré-evento que discutirá os repositórios institucionais.

 

Embora em um primeiro olhar estas temáticas pareçam distintas, elas se complementam em vista do ambiente em rede com qual a comunidade atendida pela biblioteca universitária vive e que passa a exigir destes organismos de disseminação de saberes registrados, uma postura dinâmica quanto a oferta de informação no suporte que hoje se consagra por oferece maior disponibilidade para acesso e uso.

 

O Sistema de Bibliotecas da UFAM, como ente organizador, bem como a Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias, conclamam as unidades de informação instaladas no vasto território da Região Norte, para discutir as temáticas propostas de modo a consolidar positivamente um novo fazer no ambiente desta chamada Sociedade de Informação.

Realização

Apoio                    

Patrocínio